Todas as turmas se envolveram na história "A Princesa Espertalhona".
Os alunos do 4º Ano, da professora Isabel, produziram e ilustraram a referida história.
Os textos escritos encontraram uma finalidade, uma função, ligadas a um projecto em que os alunos se empenharam. A acção foi guiada por uma intencionalidade, que atribuiu uma função ao texto e aos desenhos e deu-se sentido ao esforço de mobilização de competências e de integração de saberes exigido pelo processo de escrita. Os destinatários são encontrados para além da turma.
Iniciaram a tarefa com a leitura do livro "A Princesa Espertalhona". Depois, verificaram o procedimento para elaborarem o resumo do texto lido (desenhos com legenda e perguntas-guia que serviram de planificação do resumo).
Em seguida, os alunos desenharam os momentos da história/texto e fizeram a legenda.
Preencheram um quadro com perguntas-guia e finalmente realizaram o resumo.
Concluída a apresentação, pode ponderar-se a construção de um livro com a história produzida e ilustrada pelos alunos.
. GRIPE A - Formas de Contá...
. ENCERRAMENTO DO ANO LECTI...
. INTEGRAÇÃO - FINALISTAS D...
. Visita de Estudo/Passeio ...
. AZENHA
. FICHA DE LEITURA "A Princ...
. VISITA DE ESTUDO/PASSEIO ...
. ARTICULAÇÃO - AEC INGLÊS ...
. HISTÓRIA ANDARILHA - A PR...
. COROA DA PRINCESA ESPERTA...
. PROJECTO "HISTÓRIA ANDARI...
. HISTÓRIA ILUSTRADA - A PR...